Guerra do Paraguai - Guerra da Tríplice Aliança - Guerra Grande

+1

Este é um blog sobre a guerra do Paraguai. Qualquer erro, me avisem.

Vamos começar com os integrantes. Argentina, Brasil e Uruguai (Também chamado de Tríplica de um lado contra Paraguai do outro (Existem teorias que o Reino Unido participou mas não é totalmente comprovado).

Esta guerra também é considerada a maior guerra da América latina com sua extensão de 1864 até 1970.

O Paraguai não apoiava a intervenção Brasileira no Uruguai. Então, no dia 11 de Novembro de 1864, Francisco Solano López ordenou a apreensão do navio Marquês de Olinda. Dentro dele, estava Frederico Carneiro de Campos, Presidente do Mato Grosso.

O sul de Mato Grosso (Atual Mato Grosso do Sul) foi invadido, mas a declaração de guerra foi dada apenas Em 13 de Dezembro. Em 18 de Março de 1895, que Solano declarou guerra à Argentina. Também em Março, Solano e seu exército penetrou em Corrientes, na Argentina, Visando o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

O Uruguai, mesmo "Capturado" pelo Brasil, Solidarizou-se com O Brasil e a Argentina, formando a tríplice aliança.

No início, o Paraguai tomou a iniciativa e, quase ao mesmo tempo, atacando o norte (Mato Grosso) e o Sul (Rio Grande do Sul e Corrientes). Comandado pelo coronel Vicente Barros, o Paraguai teve várias vitórias no Mato Grosso, Até chegar no Forte de Coimbra. Os defensores resistiram por 3 dias, mas quando acabou a munição, se retiraram rapidamente.

Durante 1864-1865, aconteceu várias coisas até o contra ataque aliado, como a primeira reação brasileira, o Tratado da Tríplice Aliança, A Re-captura de corrientes, batalha do Riachuelo, a Invasão do Rio grande do Sul. ..

Mas as coisas mudaram. em 16 de Julho de 1865, o exército brasileiro cercou Uruguaiana. Em 11 de Setembro, Dom Pedro II chegou ao local do cerco. Onde já estavam Bartolomé Mitre, presidente da Argentina, e Venancio Flores, presidente do Uruguai. Em 16 de Setembro, os paraguaios se renderam.

Já em 1868, ou melhor, 19 de Fevereiro 1868, foi bombardeada Assunção, e em 25 de Julho Foi retomada Humaitá.

Já vamos para 1870, Durante a CAÇA A SOLANO LÓPEZ. A última batalha foi em Nhu-Guaçu, 16 de Agosto. A tríplice aliança ganhou a batalha e acabou com a guerra.


Consequências


Mortes:

Tríplice Aliança: Brasil - 100.000 Mortes --- Argentina - 30.000 --- Uruguai - 10.000

Paraguai: Paraguai - 300.000 Mortes

(Todas incluindo entre civis e militares)

+2
Nível 32
20 de Ago de 2020
Cool!